Frutas e Suas Propriedades

Maracujá

 

 

 

 

 

O maracujá possui um formato arredondado e sua casca, na fase madura, apresenta-se na cor amarela.. Junto com a polpa, também de cor amarela, encontra-se uma grande quantidade de caroços (sementes).

O maracujá, famoso por seu ativo calmante, é rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo. Quando ingerido, dá ao organismo betacaroteno, que é transformado em vitaminas A, C, B2 e B3.

Além disso, também contém uma substância chamada passiflorina ou maracujina, que tem propriedades sedativas, mas não é prejudicial a saúde pois não causa dependência.

Existem várias espécies de maracujás, porém as mais conhecidas são: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá guaçú e maracujá do iguapó.

Os maracujás de casca enrugada possuem a polpa mais doce, enquanto os de casca lisa são mais ácidos (azedos).

Cada 100 gramas de maracujá apresenta, aproximadamente, 70 calorias.

É um fruto que necessita de clima tropical ou subtropical para a sua reprodução adequada.

É muito utilizado na fabricação de sucos, xaropes e sorvetes.

O Brasil é o maior produtor mundial de maracujás.

Maracujá, o bloqueador natural da gordura!

    
    A casca da fruta, transformada em farinha, diminui a taxa de açúcar no sangue e impede que o organismo absorva a gordura dos alimentos, fazendo você perder peso.

    E não tem contra-indicação! Ela chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes.

    Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso.

    A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade', explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue

    - quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

    Gordura na mira 

Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos.

    A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o bloqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto.

    'Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!)', comemora a farmacêutica Alessandra Ramos, que acompanhou o grupo por um período de um ano sem registrar reações adversas.

    De qualquer modo, observe como seu organismo responde ao produto.

    Menos toxinas

    Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo.

    Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo - o que faz sua dieta emperrar.

    Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia. Modo de usar: consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito.

    Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: 'Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar'. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não). Vai experimentar? Conte para a gente o resultado!

    Faça em casa.Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, pode preparar a farinha em casa.Use, de preferência, maracujá orgânico - sem agrotóxico.

    *Veja como fazer.*

    *Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.

    * Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.

    * Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.

    * Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.

    * Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

    Nutrientes extras: A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.

    * Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

    * Ferro: previne anemia e aumenta o pique.

    * Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.

    * Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação. Fibra do Maracujá.

    As atribulações diárias consomem todo nosso tempo, e muitas vezes acabamos descuidando da saúde.

    Resultado: estresse e estafa em alta e, também, nível elevado de colesterol! Não perca tempo, trate logo de se cuidar!Para diminuir a taxa de colesterol a solução é ter uma alimentação mais saudável e incluir, em sua dieta, um produto totalmente natural e sem contra-indicações, Fibra de Maracujá! A melhor alternativa para sua saúde!

    A Fibra de Maracujá foi desenvolvida a partir de uma pesquisa feita pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde então ficou provado seus efeitos benéficos na diminuição do nível de colesterol, no bom funcionamento do sistema gastro-intestinal, e até mesmo no tratamento da diabetes!

    Com a Fibra de Maracujá, você controla as triglicérides e, também, as taxas de glicose no sangue sem sofrimento! Já vem pronto para o consumo, então é só adicionar 1 ou 2 colheres de sopa, 3x ao dia, nas refeições ou nos sucos, chás e iogurtes.

    Você pode, inclusive, adicioná-la aos alimentos quentes sem alterar seu sabor e nem suas propriedades! Inclua a poderosa Fibra de Maracujá em todas as suas refeições, desde o café da manhã até o jantar, e aproveite para perder peso!

    Logo depois da sua ingestão, você sente uma agradável sensação de plenitude gástrica!

    Com esse incrível auxiliar alimentar, você emagrece com saúde e sem sacrifícios!

    Fibra de Maracujá é um produto 100% natural e saudável!

 Seu segredo está na fibra solúvel chamada pectina, substância encontrada na casca do maracujá, que ao ser ingerida pelo organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos, da glicose produzida no processo digestivo e, também, das gorduras.

    Fibra de maracujá não é medicamento, ou seja, qualquer pessoa pode consumir sem problemas!

    A Fibra de Maracujá é produzida sob rigoroso sistema de qualidade. Seus resultados são comprovados.

    A casca do maracujá (parte branca) em sua composição geral é rica em PECTINA, NIACINA (vitamina B3), FERRO, CÁLCIO, FÓSFORO. VITAMINA B3 (Niacina):

    Ajuda a transformar alimentos em energia, necessária para o crescimento e produção de hormônios, previne problemas gastro-intestinais. A pelagra é uma doença ocasionada pela carência desta vitamina ou do aminoácido triptofano, visto que esta é um precursor de niacina. Este alimento além de possuir uma quantidade reduzida de triptofano, apresenta sua fração de niacina combinada a um fato antinutricional, a niacina, que diminui a absorção desta vitamina.

    FERRO: É um componente necessário de hemoglobina, a proteína que transporta oxigênio dos pulmões para os músculos de funcionamento. Se você é deficiente em ferro é provável que você se canse facilmente durante esforço.

    CÁLCIO: Essencial para as forças dos ossos e dos dentes. Encontrado no leite e seus derivado, vegetais como repolho, nabo e mostarda, tofu, e frutos do mar como sardinhas, mexilhões e ostras. A falta de cálcio pode causar cãibras musculares e, a longo prazo, osteoporose.

    FÓSFORO: Um componente de todas as células, incluindo DNA, RNA, E ATP.Encontrado em cereais integrais, gema de ovo, legumes e nozes. Essencial na regulação do pH acidez/ alcalinidade).


Abacaxi Açaí Acerola Banana Caqui Cupuaçu Figo Framboesa Graviola Jabuticaba Kiwi

Laranja Limão Maçã  Maracujá Mamão Melancia Melão Pêra Pitanga Tangerina Uva